Services

Serviço de poda e remoção de árvores

Todos nós sabemos que a árvore é uma planta que possui caule lenhoso, raízes, galhos, folhas, flores e ás vezes frutos e que geram diversos benefícios naturais para as pessoas e o meio ambiente.

As árvores são fundamentais para a manutenção da paisagem natural, pois retiram poluentes do ar enquanto transpiram, combatem erosões, preservam nutrientes do solo, reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares, permitem a penetração de água no solo – o que alimenta os lençóis freáticos –, diminuem o assoreamento dos rios, oferecem abrigo e frutos tanto aos animais, incluindo os homens, quanto aos pássaros e promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.

Por estes e outros motivo supracitados a árvore é considerada um bem de uso comum do povo, conforme firmado no artigo nº 225 da Constituição Federal do Brasil.

Apesar dos inúmeros benefícios que as árvores podem trazer para o meio ambiente e para a vida de todas as pessoas, muitas vezes acarretam problemas decorrentes do excesso de crescimento (altura, largura e raízes), interrupção na rede de energia elétrica, interferências em patrimônios públicos e privados, risco de queda e inviabilizam a implantação de empreendimentos. Na maior parte das vezes estes problemas são gerados pela escolha incorreta da espécie no momento do plantio, execução de podas drásticas, ocupações instaladas ao redor das árvores ou por condições fitossanitárias das próprias árvores.

Por estas situações mencionadas no parágrafo anterior, muitas vezes as árvores se tornam um motivo de preocupação e risco para moradores, frequentadores e interessados locais, são nessas situações que é comum que as pessoas realizem o corte e/ou poda das árvores.

Cada autorização é específica para cada situação. O deferimento de corte é baseado nos critérios estabelecidos em lei, ou seja, não adianta o munícipe querer tirar a árvore sem justificativas plausíveis. O corte deve obedecer aos princípios ambientais e às leis no âmbito municipal, estadual ou federal, devendo, portanto, ser verificado a possibilidade da retirada da árvore junto aos órgãos competentes, para que não haja qualquer tipo de penalidade pelo ato praticado. Em áreas particulares, o munícipe deverá cortar exatamente o que se é apresentado na autorização. Em áreas públicas, o corte geralmente é feito pela prefeitura. Convém ressaltar que se a árvore está entrelaçada com a fiação elétrica, é necessário o rebaixamento da copa pela concessionária responsável pela energia elétrica. Nas áreas privadas, a autorização é emitida ao requerente e ele mesmo realiza o corte da (s) árvore (s).

Para realização de remoção de árvores é necessário autorização, que na cidade do Rio de Janeiro tem a Fundação Parques e Jardins (FPJ) o órgão responsável  pelo licenciamento, nós da Casa Flora, realizamos todo o licenciamento necessário para remoção. 

Tipos de Podas

Limpeza

É empregada para evitar que a queda de ramos mortos coloque em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio público e particular, bem como para impedir o emprego de agrotóxicos no meio urbano e evitar que a permanência de ramos danificados comprometa o desenvolvimento sadio das árvores

Formação

É empregada para substituir os mecanismos naturais que inibem as brotações laterais e para conferir à árvore crescimento ereto e à copa altura que permita o livre trânsito de pedestres de veículos.

 Emergência

A mais traumática para a árvore e para a vida urbana, é empregada para remover partes da árvore que colocam em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio público ou particula

Adequação

É empregada para solucionar ou amenizar conflitos entre equipamentos urbanos e a arborização. É motivada pela escolha inadequada da espécie, pela não realização da poda de formação, e principalmente por alterações do uso do solo, do subsolo e do espaço aéreo.

D022AA00-ZIGZAG-focus-1_LowRes.jpeg

Segurança

Fazemos a verificação de segurança antes e durante a ação, descemos os galhos com cordas e tudo que é possível para minimizar os riscos.

200210-two-rope-climber2.jpg

Qualificação profissional

Profissionais qualificados com curso de alpinismo e NR 35.

arvore-destaque.jpg

Respeito a árvores

Somos os maiores beneficiados na convivência próximo das árvores

Possuímos todos os registros necessários.

CREA-RJ-2.png
baixados.png
D0Ad6P0XcAApABi.jpg